top of page

Atletas campeões de renome internacional alertam: antes de fazer atividades físicas é preciso cuidar da saúde dos olhos




Até o momento 21 dos principais atletas do Brasil emprestaram sua imagem e voz para a campanha "Visão no Esporte", organizada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). O objetivo é alertar a população de se fazer exames de vista e tratar problemas diagnosticados antes de iniciar atividades físicas regulares. Esse cuidado traz vantagens, como maior segurança, reduzindo as chances de acidentes, e a melhoria de desempenho dentro das quadras e pistas.


Dentre os apoiadores da campanha Visão no Esporte, estão nomes como os de Marcus D´Almeida (arqueiro número 1 do mundo, campeão da Copa do Mundo de Tiro com Arco e medalhista nos Jogos Pan-Americanos), Caio Bonfim (atleta olímpico da marcha atlética e medalhista nos Jogos Pan-Americanos e no Campeonato Mundial de Atletismo) e Rafael Silva (medalhista olímpico de judô), que estão classificados para as Olimpíadas de Paris 2024.


As atividades do Visão no Esporte ocorrem ao longo de março, sendo o ponto alto uma maratona on-line de conscientização, que será transmitida no canal oficial do CBO no YouTube em 16 de março (sábado), a partir das 10 horas. Durante a programação, além dos atletas, médicos e gestores abordarão a relação entre saúde ocular e a prática de atividade física através de debates e depoimentos, para esclarecer dúvidas do público sobre o tema. Para conhecer mais detalhes dessa campanha, basta acessar o endereço www.visaonoesporte.com.br


Time do CBO - Além de D’Almeida, Bonfim e Silva, integram o time do  CBO: Gustavo "Bala Loka" (medalhista no Ciclismo BMX Freestyle Park nos Jogos Pan-Americanos e tricampeão brasileiro), Bianca Ameixeiro (vice-campeã de patinação artística nos Jogos Pan-Americanos e campeã da Copa do Mundo), Marcelo Melo (único tenista brasileiro a ser número 1 do mundo em dupla e duas vezes campeão de Grand Slam), Nenê Bonilha (jogador de futebol da Portuguesa-RJ), e Vinícius Rangel (campeão do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada de 2022).


Também defendem a importância de ter maior cuidado com os olhos antes de iniciar práticas desportivas regulares: Norma Dumont (lutadora do UFC), Kelly Santos (medalhista olímpica de basquete e atleta do Corinthians), Anderson "Braddock" Silva (campeão mundial de kickboxing e lutador de MMA), Georgette Vidor (coordenadora técnica de ginástica artística do Flamengo e ex-técnica da Seleção Brasileira), Lucas Mazzo (atleta olímpico de marcha atlética) e Juca Russo (ex-técnico da Seleção Brasileira juvenil de Beach Tennis e head coach da equipe Mormaii / BSA).


No grupo também somam forças ex-atletas e campeões, considerados referências nas suas modalidades. Dentre eles, estão: Daniel Dias (ex-nadador e maior medalhista paralímpico brasileiro), Junior (ex-jogador de futebol e comentarista esportivo), Oscar Schmidt (ex-jogador de basquete, campeão mundial e pan-americano), Wanderlei Silva (pentacampeão mundial de MMA e campeão do Pride FC) e Teco Padaratz (Presidente da CBSurf).


Medidas simples - Em vídeos especialmente gravados para a iniciativa, eles alertam a população sobre como a atenção a medidas simples podem fazer a diferença para uma boa saúde ocular. O arqueiro número 1 do mundo, Marcus D´Almeida, explicou as diferentes maneiras que a visão é exigida em sua modalidade esportiva. "No tiro com arco, fatores como a acuidade visual estática, a concentração visual e os movimentos oculares são muito importantes. Por isso, é importante sempre contar com o acompanhamento de um oftalmologista para avaliar os olhos", disse.


Por sua vez, o ciclista Gustavo "Bala Loka" lembrou dos cuidados que devem ser tomados para conduzir uma bicicleta. Segundo ele, "o ciclismo permite que o praticante decida qual a intensidade desejada: desde um passeio até corridas de alta performance. Porém, uma coisa é certa: em todos os cenários, o atleta do ciclismo também deve estar atento à saúde dos olhos". O atleta ainda recomendou um check up com oftalmologista para quem pretende se destacar. "Se for diagnosticado um problema, como miopia, o uso de lentes e de óculos pode ajudar na melhora do desempenho”, salientou.


Essa percepção é compartilhada por quem deixou suas marcas na história. O ex-jogador de futebol e comentarista Junior alertou que o esporte ajuda a você ter saúde, mas para a sua prática é importante que o atleta esteja preparado. "Visite seu médico oftalmologista para saber se seus olhos têm algum problema. Com diagnóstico precoce, fica mais fácil tratar quadros que podem comprometer a performance durante uma partida. Por exemplo, erros refrativos podem ser corrigidos com o uso de lentes de contato e de óculos feitos sob medida", alertou.


Na mesma linha, o ex-nadador e maior medalhista paralímpico brasileiro Daniel Dias mandou seu recado: "essa dica vale para todos: quem é iniciante ou experiente; quem é jovem ou master; quem pega leve ou treina pesado. É simples: consulte um oftalmologista para ver se seus olhos estão bem. Se ele diagnosticar algum problema, siga as recomendações. Saiba que a saúde ocular em dia é fundamental para você aproveitar sua rotina de atividades físicas por completo".

Comments


bottom of page