O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) realizará uma grande ação para
mobilizar gestores, atletas e o grande público em torno dos cuidados com a
saúde ocular na prática esportiva, tanto em competições de alta performance
quanto em grupos amadores. Intitulada “Visão no Esporte”, a campanha terá seu
auge no dia 11 de fevereiro (sábado), a partir das 10 horas. Na oportunidade,
ocorrerá uma maratona transmitida pelo canal da entidade no Youtube com a
exibição de entrevistas, debates e depoimentos com esclarecimentos sobre o
tema.
Na avaliação do presidente do CBO, Cristiano Caixeta Umbelino, é comum que
as pessoas associem a prática esportiva e de exercícios físicos ao cuidado com
a saúde, no entanto, pouca atenção é voltada à saúde ocular. Pensando nisso,
a campanha abordará assuntos pouco discutidos pelo grande público, com uma
programação onde serão esclarecidas dúvidas sobre uso de óculos de proteção,
o impacto de erros refrativos no desempenho esportivo, a indicação de cuidados
nas atividades ao ar livre e as medidas para evitar traumas oculares, entre
outros.
Programação – Com uma grade de assuntos pensada para atingir diferentes
públicos, a campanha Visão no Esporte promoverá ainda debates em torno de
políticas públicas. Dentre os participantes, estão previstas as participações de
representantes do Ministério da Saúde e dos Conselhos de Secretários de Saúde
(de Estados e dos Municípios), assim como porta-vozes de entidades médicas,
de confederações desportivas de várias modalidades e especialistas no assunto.
Nestas rodadas, pretende-se identificar alternativas para ampliar o acesso da
população ao atendimento oftalmológico, o que pode oferecer maior segurança
à saúde dos praticantes.
Na programação também estão previstas as presenças de atletas,
influenciadores e médicos especialistas que vão falarão sobre a interação entre
a saúde ocular e o esporte. Dentre os assuntos pautados estão a importância do
acompanhamento oftalmológico, da adesão aos hábitos saudáveis e dos
cuidados com a visão durante a prática de atividades físicas. Questões como
primeiros socorros em caso de trauma ocular, avaliação de atletas de alta
performance e papel das equipes multidisciplinares nesses atendimentos
também serão analisados.
Canal – A maratona Visão no Esporte será transmitida no canal oficial do CBO
no YouTube durante todo o dia, a partir das 10h, em 11 de fevereiro. Acesse
www.visaonoesporte.com.br e confira mais detalhes no site oficial da campanha.
A Visão no Esporte conta com o engajamento de inúmeros voluntários de
diversas áreas da saúde e do esporte. Além dos profissionais, diversas
entidades, públicas e privadas, celebridades, influenciadores digitais e
esportistas de renome empenharam apoio à iniciativa. A realização da iniciativa
conta com o apoio institucional da Johnson & Johnson.