top of page

Instituições públicas e privadas alertam desportistas sobre necessidade de exames oftalmológicos antes de treinos e competições




Dezenas de organizações (públicas e privadas) apoiam o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) na realização da campanha Visão no Esporte. Governos de estado, prefeituras, secretarias, concessionárias de serviços públicos, confederações e federações esportivas, clubes de futebol, institutos e projetos esportivos em diferentes pontos do Brasil, além de entidades médicas, entendem que a iniciativa ajudará a conscientizar a população sobre a importância dos exames oftalmológicos para quem pratica esportes.

Como o CBO, os apoiadores enxergam na Visão no Esporte um importante estímulo à realização de consultas e exames para medir a qualidade da saúde ocular dos atletas. Dessa forma, pode-se diagnosticar precocemente problemas de vista, como miopia, astigmatismo e hipermetropia, prescrevendo tratamentos para mantê-los sob controle. Sem esse acompanhamento, aumenta o risco de que os esportistas tenham desempenho comprometido.


Atividades desportivas - Durante a campanha, o CBO e os apoiadores distribuem conteúdo para estimular indivíduos e comunidades a inserirem a prática de atividades desportivas em suas rotinas. Da mesma forma, pretende-se alertar os praticantes de atividades físicas que esse bom hábito deve vir acompanhado de cuidados regulares, inclusive com a visão. O material é divulgado pelo CBO em suas redes sociais e no site da campanha. Além de releases, também são distribuídas peças informativas sobre o assunto.


Visão no Esporte é uma iniciativa de conscientização, cujo ápice ocorre em um evento on-line, transmitido no canal oficial do CBO no YouTube e no site da campanha em 16 de março (sábado). Durante a programação, atletas, médicos e gestores abordam a relação entre saúde ocular e a prática de atividade física através de debates e depoimentos, para esclarecer dúvidas do público sobre o tema. Para conhecer mais detalhes dessa campanha, basta acessar o endereço www.visaonoesporte.com.br

Até o momento, 64 parceiros aderiram à campanha. Esse envolvimento demonstra o potencial da ação em prol da saúde e do bem-estar. Confira abaixo algumas dessas instituições, clubes de futebol, concessionárias, governos, prefeituras, secretarias, confederações e federações esportivas, institutos e projetos esportivos.


Instituições – Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Oftalmologia (Ablao), Associação Médica Brasileira (AMB), Banco de Brasília S.A (BRB), Câmara Municipal de Niterói, Câmara Municipal de São Paulo, Confederação Nacional do Comércio (CNC), Conselho Federal de Medicina (CFM), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Fecomércio Sesc Senac em Minas Gerais, Fecomércio/Sesc/Senac PE, Fecomércio SC, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Justiça Federal de Santa Catarina (JFSC), Justiça Federal em Alagoas (JFAL), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).


Clubes de Futebol – América Futebol Clube (América Mineiro), Athletico Paranaense e Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.


Concessionárias – Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Fraport Brasil.

Confederações e Federações esportivas – Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), Confederação Brasileira de Mesa de Tênis (CBTM), Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), Federação de Basketball do Amazonas (Febam), Federação de Basquetebol do Distrito Federal (FBDF) e Federação Cearense de Basketball.


Governos e Secretarias – Governo do Estado do Amazonas, Governo do Estado da Bahia, Governo do Estado do Ceará, Governo do Distrito Federal, Governo do Estado do Mato Grosso, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Governo do Estado de Rondônia, Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC-SEL), Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro (Seel), Secretaria de Estado de Saúde de Rondônia (Sesau), Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso, Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte), Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia, Subsecretaria de Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte e Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).


Prefeituras e Secretarias – Prefeitura Municipal de Aracaju, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju e Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Porto Alegre (SMELJ).


Projetos e institutos esportivos – Academia Champion, Comunidade Esportiva Schalke 12, Instituto Base – Esporte e Educação, Instituto – Esporte & Educação (IEE), Instituto Esporte Mais, Projeto Campeões da Vida, Projeto Craque do Amanhã, Projeto de Futsal Futuros do Armando Marques, Projeto Maravilha Social – 1.000 Gols de Inclusão, Projeto Social Semeando Campeões e Rede Esporte pela Mudança Social – REMS. 

 

Comments


bottom of page