Cirurgia Refrativa
Quando se fala em tratamento para esses problemas oculares, é comum pensarmos no uso de óculos ou de lentes de contato. Essas opções são bastante viáveis e utilizadas. Mas a boa notícia é que há alternativa para aqueles que sonham diminuir – ou mesmo eliminar – sua dependência do uso de óculos ou lentes de contato para corrigir os erros de refração: a cirurgia refrativa. Vamos conhecer um pouco mais sobre ela?
A cirurgia refrativa tem por objetivo alterar o ponto no interior do olho onde a imagem é formada. Considerada uma das maiores revoluções oftálmicas das últimas décadas, a cirurgia ocular a laser é um procedimento altamente sofisticado, que pode corrigir problemas como miopia, astigmatismo e hipermetropia.
A técnica cirúrgica empregada será proposta ao paciente pelo seu oftalmologista a partir da avaliação do caso. O médico pode propor a utilização do excimer laser (PRK ou Lasik), ou ainda o implante de lentes intraoculares.
A cirurgia refrativa tradicional utiliza alta tecnologia e requer experiência e técnica do cirurgião, mas corrige os graus a partir de exames que são o ponto de partida para que ele calcule a correção que será necessária. Há alguns anos, a evolução da tecnologia permitiu o desenvolvimento de cirurgias ainda mais precisas, que levam em conta a individualidade dos olhos. Essas cirurgias são chamadas de cirurgias refrativas personalizadas. Vários parâmetros oculares (curvatura, espessura da córnea, etc.) são avaliados para programação de uma cirurgia mais precisa.