Erros de refração: o que são?
Os erros de refração são miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Eles causam dificuldade para enxergar com nitidez. Ou seja, se você precisa se esforçar muito pra focar uma imagem, é possível esteja com um erro de refração.
Mas atenção: outras doenças podem causar esses sintomas. Por isso, é fundamental procurar o médico oftalmologista, que irá avaliar, fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado.
Miopia
É a dificuldade de enxergar de longe. Os míopes veem as imagens focadas de forma errada, à frente da retina, fazendo com que os objetos/pessoas que estão longe sejam percebidos de uma forma turva.
Hipermetropia
É o oposto da miopia; é a dificuldade de enxergar de perto. A luz não entra direito na retina de quem tem hipermetropia, por isso as imagens são focadas ligeiramente atrás da retina.
Presbiopia
Muito confundida com a hipermetropia, a principal diferença da presbiopia é quando ela se manifesta: geralmente, a partir dos 40 anos. Conhecida também como vista cansada, a presbiopia acontece pela perda da elasticidade do cristalino, isso faz com que a pessoa veja as imagens de perto desfocadas.
Astigmatismo
É causado por um erro na curvatura da córnea, podendo acometer um ou os dois olhos. Para quem astigmatismo, tanto as imagens de perto quanto as de longe ficam distorcidas, turvas.