Saiba mais sobre lentes de contato
A lente de contato é um prático recurso para quem precisa de correção visual. Atualmente existem alguns modelos, dependendo do tipo de material, modalidade de uso e descarte, possibilitando ao paciente escolher, junto ao médico oftalmologista, qual das opções se adequa melhor às suas necessidades e estilo de vida. Vamos conhecer um pouco mais sobre elas?
Em relação ao tipo de lente de contato, são conhecidos 2 tipos – as rígidas e as gelatinosas:
Lentes rígidas
Indicadas para graus mais altas, o material para fabricação, como o nome já indica, não é flexível. Há uma resistência no seu uso, pois, antigamente, esse tipo de lente era desconfortável. Hoje em dia, devido às novas tecnologias, é possível que ela seja fabricada com uma espessura mais fina, deixando-a mais confortável.
Lentes gelatinosas
As lentes gelatinosas, são feitas com materiais mais flexíveis e maleáveis, atualmente temos dois materiais; o Hidrogel e o Silicone Hidrogel. São indicadas para correção de erros de refração comuns como miopia, hipermetropia e astigmatismo, além da presbiopia. São confortáveis quando corretamente prescritas pelo médico oftalmologista e são as mais utilizadas.
Quanto à sua indicação, podemos categorizá-las da seguinte forma:
Lentes Esféricas - São lentes para correção de graus esféricos como a miopia e hipermetropia;
Lentes Tóricas - São lentes para correção do Astigmatismo;
Lentes Multifocais - São lentes para a correção da Presbiopia, e como o nome sugere tem “multiplos focos”, sendo capaz de proporcionar correção da visão para enxergar de longe, perto e distâncias intermediárias.
Lentes Terapêuticas - São lentes sem correção de grau, utilizadas como ‘curativos’ para aliviar o desconforto decorrente do dano na córnea causados por trauma, doenças corneanas ou após cirurgias.
Lentes Estéticas - Estas lentes têm efeitos estéticos, podendo oferecer correção visual associada. São utlizadas principalmente para cobrir cicatrizes e alterar a coloração dos olhos.